Em São Paulo, todos os anos, ocorrem festivais para divulgar a cultura de várias províncias do Japão, entre eles, está o Okinawa Festival, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de agosto (sábado e domingo), no Clube Escola V. Manchester, praça Haroldo Daltro, sem número.Este evento é realizado pela Associação Okinawa de Vila Carrão e pela prefeitura, recebe o apoio da SP Turis e faz parte do calendário da cidade, sendo um dos maiores dedicados à cultura japonesa.
O Okinawa Festival se iniciou em 2003, como “ Festival de Primavera Bon-Odori”, em comemoração aos 95 anos da imigração japonesa no Brasil, e se focava em apresentações de Bon-Odori, dança típica japonesa, feita para celebrar o periodo do Obon (geralmente em
agosto), em que, os espíritos dos antepassados voltam para este mundo após o pôr do Sol. Durante esses dias, as pessoas dançam músicas tradicionais alegres, fazendo movimentos leves.A partir de 2004, o conceito do festival se altera, e passa a ter o objetivo de divulgar a cultura okinawana para os que não a conhecem e celebrá-la para os que conhecem.
Durante o evento, ocorrem várias atividades , como o Rádio Taissô; o
Godo Enso (apresentação de música tradicional da província); apresentações de artes marciais , como o karatê; grupos da taikô, e minyo; números de Bon-Odori e Eisa, com participação de todos; alegorias do leão Shi-Shi-Mai, entre outras atrações.Também serão montadas barracas para servir pratos típicos de Okinawa, como o Okinawa Soba e o Hija no Shiru (sopa de carneiro).
Para participar do festival, será necessário levar 1kg de alimentos não perecíveis por pessoa. Esses alimentos serão destinados à instituições de assistência social.
Veja mais detalhes em: http://www.okinawafestival.com.br/index.php
*Fotos retiradas do site do festival.
O trabalho Blog Nihon no Chikaku foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário