Sadako Sasaki nasceu na cidade de Hiroshima no dia 7 de janeiro de 1943. Quando tinha 2 anos, fugiu com sua família para escapar da bomba atômica, e apesar de parecer ter saído ilesa, teve contato com a chuva negra que ser formou após a explosão.
Viveu sua infância normalmente, e gostava de correr. Certo dia, começou a sentir tonturas, e imaginou que era apenas um sintoma de um desgaste causado pelos exercícios, mas algum tempo depois, sentiu-se mal, caiu e ficou estendida no chão, por isso, foi levada a um hospital da Cruz Vermelha, onde a diagnosticaram com leucemia, um tipo de câncer no sangue, que é comum entre pessoas que se expuseram em excesso à radiação.
Enquanto estava internada no hospital, sua melhor amiga, Chizuko Hamamoto, contou-lhe sobre uma lenda, que dizia que se uma pessoa fizesse 1000 origamis de tsuru, teria um desejo atendido. Desde esse dia, passou a dedicar seu tempo à fazer dobraduras, mesmo quando tinha dores pelo corpo, causadas por sua doença, e sempre dizia aos seus tsurus: "Eu escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro”.
Infelizmente, Sadako faleceu no dia 25 de outubro de 1955. Conta –se que consegui fazer 644 tsurus, e seus amigos fizeram os restantes para que ela pudesse ser enterrada com todos os 1000 origamis.
Após sua morte, seus colegas fizeram uma campanha para arrecadar dinheiro de estudantes do mundo inteiro. Com ess quantia, fizeram um monumento em sua homenagem, na Praça da Paz, Hiroshima, ele é formado por um pedestal de granito, que simboliza o monte Horai, no paraíso, e logo acima dela, há uma garota que segura um tsuru. Em sua base, existe uma placa onde está escrito: “ Este é o nosso grito, / Está é a nossa oração: / Paz no Mundo.”
- Sites consultados: http://www.nte-jgs.rct-sc.br/~maismatematica/projetos/desdobrando%20a%20geometria/dgsadako.htm
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Sadako_Sasaki
O trabalho Blog Nihon no Chikaku foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário