No dia 11 de março deste ano, ocorreu um terremoto de 8.9 graus na escala Richter, gerando também um tsunami que atingiu a região nordeste do Japão e um acidente nuclear na usina nuclear de Fukushima. Este desastre causou quase 25 mil vítimas fatais e milhares de desabrigados. As pessoas ao redor do mundo, ficaram preocupadas e entristecidas ao ver tantos problemas. Muitas, também se solidalizaram com os sobreviventes e iniciaram campanhas para ajudar as pessoas que perderam suas casas, familiares ou amigos.
Uma delas é o projeto “Haiku para Kibo ~ Ao Japão, o poder das palavras ~” , criado pela emissora japonesa NHK World. Essa campanha propõe que seja feita uma corrente de poesia pelo mundo, sendo que uma pessoa escreve um haiku de acordo com o conteúdo do anterior, com o objetivo de encorajar e trazer força às vítimas
Um haiku, também conhecido como haikai, é um estilo de poema de origem japonesa que possui três versos, sendo o 1º e o 3º com 5 sílabas e o 2º com 7 sílabas.
Alguns poemas serão utilizados e reenviados pela NHK para outros veículos de comunicação, e alguns também serão enviados ao astronauta Akihiko Hoshide, que os levará para o laboratório Kibo, na Estação Espacial Internacional.
Mais informações podem ser encontradas no site http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/sp/haiku/portuguese/index.html
O trabalho Blog Nihon no Chikaku foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário