Este blog é destinado às pessoas que querem saber um pouco mais sobre a cultura japonesa e suas manifestações no Brasil.
Páginas
Observação:
quinta-feira, 30 de junho de 2011
Anime Friends 2011
http://angelnokoe.blogspot.com/2011/05/anime-friends-2011-dicas.html
Atualização: A Yui-chan acabou de nos informar que as ilustrações para o concurso deveriam ter sido enviadas para participar, no dia, os desenhos apenas serão expost e receberão a premiação.
O trabalho Blog Nihon no Chikaku foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.
terça-feira, 28 de junho de 2011
14º Festival do Japão
Como dissemos em outro post, julho é um mês com importantes acontecimentos para a comunidade nikkei, como por exemplo, o Festival do Japão, no Pavilhão de Exposições Imigrantes. O evento foi criado em 1998, em comemoração aos 90 anos da imigração japonesa no Brasil e tem o objetivo de manter as tradições do povo japonês e divulgá-las para os mais jovens e possui várias apresentações de danças e músicas típicas, algumas tradicionais, como os shows de taikô, e outras modernas, como os cantres de música pop.
Também podem ser vistas performances de artes marciais e concursos, como o de Miss Nikkey e o desfile de Cosplay. A abertura ocorrerá as 12h do dia 15, com a cerimônia da quebra do Taru (barril de sake) para trazer boa sorte e o encerramento às 18h do dia 17.
Se você também é um dos apaixonados pela culinária do Japão, na praça de alimentação pode-se apreciar os sabores de cada uma das províncias japonesas, além das barraquinhas de algumas instituições.
Para participar, os ingressos podem ser comprados antecipadamente em vários pontos e no site do festival por 8 reais. Crianças de até 8 anos e idosos acima de 65 anos não precisarão pagar.
Mais informações no site http://www.festivaldojapao.com/
Imagens retiradas de: http://www.flickr.com/photos/festivaldojapao/collections/72157626783803275/
Dicas:
- Para comprar os ingressos pela internet, o site da loja oficial do Festival do Japão é http://kenren.webstorelw.com.br/ , mas é necessário pagar um frete para receber, que para quem mora fora da cidade de São Paulo, pode ser mais caro do que o próprio bilhete.
- Há um ônibus gratuito que sairá do terminal Jabaquara e irá até o pavilhão de exposições.
O trabalho Blog Nihon no Chikaku foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.
“Haiku para Kibo” – NHK World
No dia 11 de março deste ano, ocorreu um terremoto de 8.9 graus na escala Richter, gerando também um tsunami que atingiu a região nordeste do Japão e um acidente nuclear na usina nuclear de Fukushima. Este desastre causou quase 25 mil vítimas fatais e milhares de desabrigados. As pessoas ao redor do mundo, ficaram preocupadas e entristecidas ao ver tantos problemas. Muitas, também se solidalizaram com os sobreviventes e iniciaram campanhas para ajudar as pessoas que perderam suas casas, familiares ou amigos.
Uma delas é o projeto “Haiku para Kibo ~ Ao Japão, o poder das palavras ~” , criado pela emissora japonesa NHK World. Essa campanha propõe que seja feita uma corrente de poesia pelo mundo, sendo que uma pessoa escreve um haiku de acordo com o conteúdo do anterior, com o objetivo de encorajar e trazer força às vítimas
Um haiku, também conhecido como haikai, é um estilo de poema de origem japonesa que possui três versos, sendo o 1º e o 3º com 5 sílabas e o 2º com 7 sílabas.
Alguns poemas serão utilizados e reenviados pela NHK para outros veículos de comunicação, e alguns também serão enviados ao astronauta Akihiko Hoshide, que os levará para o laboratório Kibo, na Estação Espacial Internacional.
Mais informações podem ser encontradas no site http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/sp/haiku/portuguese/index.html
O trabalho Blog Nihon no Chikaku foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.
33º Tanabata Matsuri na Liberdade - 2011
Em primeiro lugar, para entender o festival, temos de explicar uma antiga lenda, criada a mais de 4000 anos, que está por trás de tudo isso:
Havia uma princesa, Orihime, que morava na Via Láctea, ela era uma ótima tecelã, mas seu pai, Tentei, o Senhor celestial, estava preocupado, pois sua filha se dedicava excessivamente ao trabalho, por isso, ordenou que desse passeios diários por seu reino, para se distrair. Certo dia, a princesa conheceu Kengyu, um pastor de gado, os dois se apaixonaram e Orihime acbou descuidando de suas tarefas. O pai, como castigo, resolveu separá-los em pontos diferentes da galáxia, mas, ao notar o sofrimento de sua filha, permitiu que o casal se reencontrasse apenas uma vez por ano, no 7º dia do 7º mês do Calendário Lunar Japonês, se a princesa atendesse nesta data, aos pedidos que vêm da Terra.
O festival tornou-se feriado no japão em 1603, e durante suas comemorações, as pessoas penduram seus tanzaku - pedaços de papel colorido com desejos – em bambus e depois os queimam em uma cerimônia xintoísta, acreditando que a fumaça gerada levaria os pedidos ao céu para serem atendidos. Também há apresentações de taiko, danças e músicas típicas japonesas. As ruas são decoradas com vários enfeites coloridos em forma de cometas.
Em São Paulo, o Tanabata é comemorado no bairro da Liberdade desde 1979 pela Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil. Confira a programação desse ano:
23 de julho (sábado)
Abertura Oficial (14:30h)
Cerimônia de abertura- Praça da Liberdade (14:45hs)
Desfile e dança- Praça da Liberdade (15:30 às 20:25hs)
Concurso Miss Tanabata Yukata.
Realização dos Concursos: Desenho, Haiku, Tanka, Haikai, e enfeites.
24 de julho (domingo)
Apresentação de Shows (13 às 17:45hs)
Local: Praça da Liberdade, Rua Galvão Bueno e Rua dos Estudantes.
Bairro: Liberdade - São Paulo – SP
(Informações sobre data, programação e local retiradas de http://www.tanabata.com.br/conteudo/festival.php )
O trabalho Blog Nihon no Chikaku foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.