Konbanwa! Deveria ter postado esse artigo ontem, mas, como tive alguns problemas no blog (me parece que hackers invadiram minha conta, felizmente, não houve nenhuma visita nesse período), tive de deixá-lo fora do ar por algum tempo. Gomenasai!
Daqui a poucos dias, teremos o feriado de finados, e uma boa opção para quem não pretende ficar em casa é o Tooro Nagashi, cerimônia tradicional japonesa em que chôchin - velas com uma armação de bambu coberta por papel de seda, em que há uma vela dentro - são colocadas em um rio ou no mar durante a noite. Segundo a tradição budista chinesa, essas velas conseguem passar para outros planos, chegando aos nossos antepassados que já faleceram.O festival ocorre em vários dias, dependendo do local onde é realizado, mas, sempre em datas fúnebres: no Japão, costuma ocorrer
Na cidade de Registro – SP, a primeira cerimônia do Tooro Nagashi aconteceu em 1955, para homenagear as pessoas que morriam afogadas no rio Ribeira de Iguape. Com o tempo, as homenagens também se estenderam para todos os antepassados que já se foram, e desde 1981, o evento tem o apoio do Bunkyo. Neste ano, espera-se soltar 2500 chôchin no rio.O festival terá início as 9 horas do dia 1º de novembro, com um ato
na água. Depois, poderão ser vistas apresentações de várias danças típicas japonesas até o encerramento, com uma queima de fogos.Para os fãs da culinária japonesa (como eu), também haverá vários pratos típicos, como sushi, tempurá, sukiyaki, gyoza, udon e sashimi .
Os chôchin serão feitos pelos alunos da APAE de Registro e do AME e podem ser comprados na secretaria do Bunkyo da cidade pelos telefones (13) 3822-4144 e 3822-2865 por R$ 15,00.
Bom festival para todos!
Para saber mais:
- Site do festival: http://www.nikkeyweb.com.br/sites/tooronagashi/index.php
- Programação: http://www.nikkeyweb.com.br/sites/uces/internas.php?noticias=8389&interna=82046
Nenhum comentário:
Postar um comentário