57º Tooro Nagashi em Registro - 2011
Konbanwa! Deveria ter postado esse artigo ontem, mas, como tive alguns problemas no blog (me parece que hackers invadiram minha conta, felizmente, não houve nenhuma visita nesse período), tive de deixá-lo fora do ar por algum tempo. Gomenasai!
Daqui a poucos dias, teremos o feriado de finados, e uma boa opção para quem não pretende ficar em casa é o Tooro Nagashi, cerimônia tradicional japonesa em que chôchin - velas com uma armação de bambu coberta por papel de seda, em que há uma vela dentro - são colocadas em um rio ou no mar durante a noite. Segundo a tradição budista chinesa, essas velas conseguem passar para outros planos, chegando aos nossos antepassados que já faleceram.
O festival ocorre em vários dias, dependendo do local onde é realizado, mas, sempre em datas fúnebres: no Japão, costuma ocorrer
durante o período do Obon, no Brasil, acontece no Dia de Finados. Uma das imagens mais conhecidas desse evento, porém, é a das cerimônias em Hiroshima e em Nagasaki, nos dias 6 e 9 de agosto, em homenagem aos mortos dos bombardeios nucleares sobre as duas cidades.
Na cidade de Registro – SP, a primeira cerimônia do Tooro Nagashi aconteceu em 1955, para homenagear as pessoas que morriam afogadas no rio Ribeira de Iguape. Com o tempo, as homenagens também se estenderam para todos os antepassados que já se foram, e desde 1981, o evento tem o apoio do Bunkyo. Neste ano, espera-se soltar 2500 chôchin no rio.
O festival terá início as 9 horas do dia 1º de novembro, com um ato
multirreligioso no Cemitério da Saudade. A partir das 18:30h, haverá apresentações de Wadaiko, Minyo, Bon Odori e Matsuri Dance. No dia seguinte, ocorrerá um culto da Seicho-no-Iê em homenagem aos mortos em acidentes na rodovia BR 116. Logo depois, terá início um campeonato de sumô. As 17h, dois jovens tocarão taikô para purificar as águas do rio, e as 19h, os barquinhos com as lanternas serão soltos
na água. Depois, poderão ser vistas apresentações de várias danças típicas japonesas até o encerramento, com uma queima de fogos.
Para os fãs da culinária japonesa (como eu), também haverá vários pratos típicos, como sushi, tempurá, sukiyaki, gyoza, udon e sashimi .
Os chôchin serão feitos pelos alunos da APAE de Registro e do AME e podem ser comprados na secretaria do Bunkyo da cidade pelos telefones (13) 3822-4144 e 3822-2865 por R$ 15,00.
Bom festival para todos!
Para saber mais:
Veja também – Post no blog Lost in Japan sobre o Tooro Nagashi:
O trabalho Blog Nihon no Chikaku foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário