Konbanwa! Hoje, tivemos a ideia de começar uma nova seção do blog, chamada Made in Japan (prometo que da próxima vez, pensarei em um nome mais original). Nesta parte, falaremos sobre alguns produtos japoneses que já fazem parte de nosso dia –a–dia.
Para começar, vamos falar sobre o Yakult, leite fermentado, vendido naquelas garrafinhas de plástico - até aqui, todos nós sabemos - inventado por um cientista japonês em 1935, e que possui bactérias benéficas para o intestino humano.
No final da Era Taishō, havia uma alta taxa de mortalidade infantil no Japão causada por infecções no sistema digestório, sabendo disso, o dr. Minoru Shirota, começou a estudar sobre bactérias que pudessem ser utilizadas na prevenção destes problemas. Em 1930, Shirota descobriu uma espécie de bacilo, o Lactobacilos casei Shirota, que sobrevivia aos ácidos estomacais e impedia a proliferação de micro-organismos nocivos ao intestino, numa época em que a medicina preventiva não era comum.
5 anos depois, o Yakult começou a ser vendido, sendo produzido com leite desnatado fermentado com os Lactobacilos casei Shirota, e em 1955, um centro de pesquisa da empresa foi estabelecido na universidade de Kyoto.
No ano de 1963, iniciou-se a contratação das Yakult Ladies, mulheres que circulavam com um carrinho, vendendo o produto, e 3 anos depois, uma sede da Yakult se instalou no Brasil, e em 1968, o leite fermentado passou a ser envasado em garrafinhas de plástico.
Hoje, a empresa está presente em 32 países, e seus produtos são consumidos por mais de 25 milhões de pessoas por dia. A palavra Yakult deriva de Jahurto (iogurte em Esperanto). Conta-se também que é uma referência aos Yakutes, uma tribo que habitava a Sibéria e consumia leite de cabra fermentado.
Para mais informações, visite o site da empresa:
O trabalho Blog Nihon no Chikaku foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.